Tudo que você precisa saber ao contratar um consórcio

Consórcio

Toda carta de crédito que envolve um consorcio é um objetivo traçado para quem busca uma boa maneira de se juntar dinheiro e conseguir organizar as suas finanças ao longo do seu planejamento.

Com uma boa pesquisa e consultas com os profissionais indicados, é possível contratar um bom serviço e se livrar de altos juros de financiamento. Sempre que estiver contribuindo mensalmente, será mais cedo ou mais tarde contemplado. Seja por lance ou sorteio, você irá receber a sua carta de beneficiado no consorcio.

Pensando nisso que elaboramos esse artigo, apresentando os pontos positivos ao se contratar um consorcio. Se está buscando um investimento sólido e seguro, esta leitura irá te ajudar.

Um consorcio, como funciona

É importante que você saiba cada modalidade que estará envolvida no processo de compra. Através do autofinanciamento, diversas pessoas se unem para a aquisição de bens ou serviços. O financiamento poderá envolver motos, carros, caminhões, casas ou apartamentos.

Também é possível contratar o consorcio quando estiver pensando em estudar fora do país ou realizar uma viagem. Para quem deseja contratar este serviço no Brasil, ele só pode ser utilizado por quem completou a maioridade.

As taxas de juros inexistentes é talvez o ponto mais atrativo para este financiamento. Para você ter uma ideia, em financiamentos através de Bancos, os juros facilmente podem ser regulados acima da inflação.

Reais benefícios do consorcio

A maioria entra nesse investimento apenas para fazer um giro de capital, e ao longo percebe diversos benefícios muito interessantes em um consorcio, tais como:

– Você terá a oportunidade de escolher entre o valor de uma parcela e que não te causa dividas nem apertos no seu bolso.

– Os reajustes são anuais e acompanhados da tabela de Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

– Como já ressaltamos anteriormente, estará livre da cobrança de juros. Assim, o investimento também é visto como um reforço da tradicional poupança.

Entenda como funciona a carta de crédito do consorcio

A carta funciona como a base para o consorcio. Será repassado a você sempre que estiver pronta a sua contemplação. O documento é muito importante e realiza a mediação de alguma aquisição de um bem ou serviço que você deseja, e quando esse será obtido.

Se você avaliar de uma maneira mais precisa da atualidade, a carta crédito é como se você recebesse um vale-compra ou gift card. Entenda que quando você for sorteado, você irá receber e terá livre escolha para o usar da melhor forma, desde que entenda as características para a aquisição do bem. Você não poderá comprar o automóvel se foi sorteado para a compra de um imóvel e o mesmo valeria se fosse o contrário.

Caso a sua intenção do consorcio não seja de por exemplo comprar um imóvel, você pode solicitar a devolução da carta de crédito e resgatá-la quando bem entender em dinheiro. Se o acordo entre ambas as partes for firmado, não haverá nenhum problema em ressarcir o seu valor.

Vamos imaginar a seguinte situação: em um consórcio de um automóvel no valor de R$ 50 mil, com duração de 5 anos (60 meses), o consorciado é contemplado no décimo mês. Os pagamentos das 10 mensalidades referentes ao período foram feitos em dia, o que significa que ele está apto a receber a carta de crédito para a obtenção do veículo, um valor de até R$ 50 mil.

Assim sendo, a administradora do investimento deverá repassar o dinheiro a concessionária ou atual dono do veículo, fazendo o passe assim da transferência do bem. O acordo entre as partes poderá ser firmado em dinheiro, caso os dois estejam de acordo.

O contemplado pode sim utilizar o dinheiro recebido em um imóvel, sabendo que não é possível que a administradora faça uma transferência diretamente para a construtora ou a imobiliária responsável pela transação.

Aqueles que desejam uma contemplação mais rápida podem ofertar um lance embutido no consórcio.

Faça o uso da carta crédito com responsabilidade

Após você ser contemplado, é preciso ter paciência e escolher como irá usar o dinheiro do investimento, sempre com muita responsabilidade. Tenha em mente que o documento te representa um alto valor aquisitivo, e a sua finalidade é definida para comprar aquilo que se enquadra em suas características como consumidor.

Não esqueça dos termos para a compra. Se for um imóvel, a compra será para este bem e se for a um veículo, o mesmo. Como a carta de crédito te isenta de impostos, é vantagem fazer a compra através dela do que por transferência bancária. Segure ela em suas mãos, fazendo com que o seu poder de compra aumente ainda mais.

Mesmo que você for o sorteado, deverá continuar pagando normalmente as mensalidades até que se complete as parcelas estabelecidas em contrato.

Você poderá receber a carta em lances ou sorteios, que no primeiro caso é semelhante a um leilão. Todo lance oferece ao participante a chance de antecipar a oferta, neste caso tanto pela Internet como presencialmente.

Um lance nada mais é que uma oferta para antecipar um pagamento e garantir o produto em questão. Se você estiver na busca por um imóvel, saiba que até o seu saldo do FGTS poderá ser usado.

Já para o caso de um sorteio, não tem importância quanto ao número de prestações que serão pagas. O sorteio pode ser visto como a pessoa que foi definida pare receber o prêmio. E em sorteios não existem diferenças para o pagamento. Algumas administradoras até recorrem a Loteria Federal para a definição dos números sorteados.

Garantias da carta de crédito

Vale ressaltar que elas terão uma validade. Se for aprovado, em geral o período mínimo para utilização será de 90 com máximo para 180 dias. Isso dependerá claro, das políticas de administração da contratada junto ao consorcio.

Agora que você já sabe mais a respeito deste financiamento, sabe como fazer um consorcio render liquidez e ser um investimento mais seguro do que ações em bolsa de valores, por exemplo. Sem a cobrança da taxa de juros, você terá mais liberdade para fazer as suas movimentações e decidir no que deseja adquirir, como bens.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.