Afinal, o que é o microcrédito? Como o próprio nome sugere, o microcrédito é um empréstimo de pequeno valor.

Microcrédito é um empréstimo de valor muito baixo oferecido a desempregados, pequenos empresários e outras pessoas vivendo na pobreza e cuja condição impede o acesso a bancos e aos meios tradicionais de financiamento, por não possuírem bens que possam oferecer em garantia e/ou histórico de créditos. Freqüentemente o MC liberta pessoas de baixa renda das garras dos agiotas e da dificuldade de empregar-se (gerando renda).

Esse novo conceito de crédito proporcionou, com grande sucesso, o desenvolvimento de projetos de pequenas empresas e “auto- emprego”, o que proporcionou às pessoas que tiveram acesso ao crédito a possibilidade de gerar renda e, em muitos casos, melhorar sua condição de vida e sair da condição de pobreza.

Existem hoje várias espécies de microcrédito, que se divide basicamente em dois tipos principais: o tipo original, tal como concebido por Muhammad Yunus, que se destina a reduzir a pobreza, e o tipo comercial, que é o modelo adotado pelo Brasil. Este último é um instrumento de financiamento para microempresas e empresários informais.

Sabe como funciona o microcrédito?

A modalidade é destinada a empreendedores formais – como MEIs (microempreendedores individuais) e pessoas jurídicas – e informais, que não têm fácil acesso a empréstimos ou créditos convencionais.

 

Palavras Relacionadas ao Microcrédito

Saldo Positivo, Caixa Geral de Depósitos, literacia financeira, finanças pessoais, microcrédito, empréstimo, empresa, empreendedor, empreendedorismo

Outras Palavras Relacionadas ao Microcrédito

dinheiro, investimento, negócio, microempreendedor, microcrédito, crédito produtivo, taxa de juros, conta corrente, fiador, empreendedor, empreendedorismo, prazo para pagamento

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui