O que é Yearn Finance? YFI Token e Yearn Finance?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Equipe Micro Credito RS
em maio 19, 2021

Olá e bem-vindo ao canal Exodus, sua casa dos melhores vídeos de criptografia. Clique nos botões curtir e se inscrever e continuaremos com os vídeos. YeeFI, WiFi ou Wifey?

O que é Yearn Finance? YFI Token e Yearn Finance?

Quando você pensa em DeFi, um projeto que certamente captura todo o movimento, em essência, é Yearn. Em um ponto, era o projeto mais quente da cidade, e o token $ YFI de Yearn virou manchete por derrotar o Bitcoin com um recorde histórico de cerca de $ 43.000 em 12 de setembro de 2020, quando o Bitcoin estava em torno de $ 10.500. Então, qual é o zumbido? Vamos desempacotar Yearn.

É conhecido anteriormente como iEarn e foi criado sozinho pelo lendário arquiteto DeFi da criptografia, também conhecido como o “Pai da DeFi”, Andre Cronje. Andre tem muitos outros projetos DeFi em seu nome, incluindo: Eminence, Keeper Network, DeriSwap, Fantom e Fusion.

Já conhecido por suas revisões de código influentes na plataforma Medium, Andre é um pouco de uma personalidade de culto e seus projetos estão sempre ultrapassando os limites do DeFi. Em sua essência, o Yearn é um agregador de rendimento experimental e descentralizado ou plataforma de segurança de rendimento.

O que ele faz é mover automaticamente seus fundos depositados de stablecoins como DAI, USDT e USDC entre diferentes protocolos de empréstimo para otimizar seus rendimentos. Yearn começou como um problema que Andre queria resolver sozinho. Em uma entrevista, ele explica que queria maximizar o rendimento que estava recebendo em seu fundos.

Então ele moveu as moedas entre várias plataformas. Mas em suas palavras: “Isso rapidamente se tornou tedioso, então escrevi alguma solidez para movê-lo para mim.” Em outras palavras, ele escreveu um contrato inteligente para ajudá-lo. A solução de Andre permite aos usuários alternar e redirecionar automaticamente seus fundos entre diferentes protocolos de empréstimo como Aave e Compound para obter o máximo de rendimentos a qualquer momento. Yearn adicionou outras soluções como Yearn Vaults, que aproveita vários protocolos e estratégias – e não apenas empréstimos – para ajudar a maximizar os rendimentos, mesmo para usuários que fazem não tem capacidade técnica para entender tudo de DeFi. Por causa de sua simplicidade e UX amigável, Yearn conseguiu chegar a um bilhão de dólares de ativos sob gestão com seus primeiros usuários colhendo retornos APY alucinantes com percentagens na casa dos milhares para emprestar seus fundos e fornecer liquidez para certos piscinas. Yearn ainda está inovando ativamente na periferia do DeFi, com colaborações com outros protocolos como Sushiswap, Akropolis,

Pickle e Cream produzindo tons diferentes de soluções financeiras para o ecossistema. E quanto ao token YFI? YFI é um token ERC-20 na blockchain Ethereum.

Foi lançado para recompensar e incentivar, bem como colocar a governança nas mãos da comunidade Yearn. Mas o que tornava o token YFI muito diferente de muitos outros tokens era a maneira como ele foi lançado. Indo completamente contra a corrente de lançamentos apoiados por VC ou ICO, um suprimento altamente limitado de 30.000 tokens de $ YFI foram distribuídos ao longo de um período de 9 dias para fornecedores de liquidez que ganhou-o depositando fundos em pools Yearn.

O próprio André enfatizou várias vezes que YFI é “um zero completamente sem valor token de fornecimento com valor financeiro zero ”.

Não houve pré-mina, venda antecipada para investidores ou mesmo distribuição para o fundador. Em vez disso, ele recompensou sua comunidade e os tornou responsáveis ​​por ansiar por uma governança futura de uma forma verdadeiramente descentralizada. E não se confunda entre YFI e tokens como YFII (com dois i’s), YFFI que são garfos e clones experimentais do original com diferentes tokenomics por trás deles. Restava também um problema para Andre resolver. Parecia que Andre ainda tinha o poder de imprimir uma nova enxurrada de tokens $ YFI se quisesse para. Em um movimento elegante, Andre mudou a chave única admin de Yearn para uma chave multi-sig, com 9 membros da comunidade como signatários. Mas espere, aqui está o kicker. O próprio André nunca se colocou como signatário.

Puxando um Satoshi, Andre se afastou, deixando o futuro de Yearn inteiramente nas mãos de a comunidade. No entanto, Andre se autodenominou “Yield Batman” e ainda está lá sempre que as pessoas preciso dele. Uma palavra de cautela. A maioria, senão todos, os produtos DeFi em seu estado atual ainda são altamente experimentais por natureza com o próprio Yearn ainda em modo beta. Fique atento, pois há inúmeros riscos envolvidos na interação com esses protocolos.

Pode haver bugs não descobertos que podem ser explorados por hackers mal-intencionados. Também houve casos de ataques de vampiros e ataques instantâneos de empréstimos em que a liquidez é drenado das plataformas DeFi em questão de minutos. Então você está ganhando com Yearn? Você está segurando algum tokens YFI? Deixe-nos saber nos comentários e se este vídeo ajudou você a entender as finanças Yearn, dê dê um joinha e inscreva-se no canal para mais vídeos criptográficos do Exodus.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Você vai gostar também:

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade